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O QUE É PRECIFICAÇÃO DINÂMICA?

Tudo que você precisa saber sobre essa nova tendência dos mercados globais

Imagine que você está planejando viajar. É de conhecimento geral que a melhor coisa a se fazer é se planejar com antecedência. Principalmente no que diz respeito às passagens. Quanto mais cedo procurarmos, mais temos a certeza de que estamos garantindo o melhor preço. Mas porque isso acontece?

Basicamente tem a ver com a regra básica da economia: a lei da oferta e demanda. De acordo com essa regra o preço de um bem é definido pela quantidade de pessoas que querem adquiri-lo (demanda) e a capacidade da indústria de produzir tal bem (oferta). É sabido que, quanto maior a demanda, mais caro tende a ser o bem. E quanto maior a oferta, mais barato ele tende a ser.

É com base nisso, que o setor de transporte muda seus preços. Se você quer comprar uma passagem aérea para amanhã, provavelmente precisa viajar o quanto antes, e uma passagem pra semana que vem não serviria. Da mesma forma, não existem muitas passagens para amanhã sobrando, já que outros clientes já compraram suas passagens para aquele voo. Ou seja, a demanda é alta e a oferta é baixa. Por isso, o preço aumenta conforme se aproxima momento do voo.

O que as empresas de transporte (assim como outros mercados ao redor do mundo) descobriram, é que a demanda de um produto não é fixa. Muito pelo contrário, ela varia de acordo com diversos fatores. Entender como ocorre essa variação provê aos negócios a possibilidade de alterar o seu preço de forma a garantir que este sempre esteja de acordo com a demanda. Isso é o que chamamos no universo do pricing de precificação dinâmica.

O principal intuito dessa estratégia é encontrar o preço mais adequado para a empresa e para o cliente. Se a demanda por um produto é baixa, ele não provê tanto valor aos consumidores, por isso estes não deveriam pagar caro por ele. Mas se ela é alta, é porque o produto está sendo efetivo em gerar valor para seus clientes, portanto é válido que este seja mais caro.

Essa variação no preço é sempre feita tentando encontrar o valor ideal de venda, mas a forma como é feita pode acontecer de diferentes maneiras. Abaixo temos alguns exemplos das diferentes estratégias de precificação dinâmica:

PREÇO COM BASE EM VALOR (OU ELASTICIDADE)

Essa é a forma mais comum de precificação dinâmica. Basicamente, ela consiste em alterar o preço tendo como principal indicador a quantidade demandada pelo produto. Para executar tal estratégia nosso software registra de maneira constante a quantidade de compras executadas e usa esse número como um estimador da demanda existente pelo produto. Assim, conforme esta quantidade varia, podemos dizer que a demanda está variando.

Para executar essa estratégia é necessário ter indicadores de preços mínimos e máximos. A ideia é que, por mais que o preço varie, ele nunca seja maior do que o preço máximo ou menor do que o preço mínimo. Isso garante uma área segura de variação para o preço.

Um bom exemplo de uso dessa estratégia é dado pelo Uber, que possui o seu modo “taxa dinâmica”. De fato essa taxa nada mais é do que um algoritmo que lê o número de motoristas presentes no local para transportar passageiros (oferta do serviço) e o número de solicitantes de motoristas (demanda pelo serviço). Quando a oferta é baixa e/ou a demanda é alta, o preço sobe.

PREÇO COM BASE EM COMPETIDORES

Essa estratégia visa analisar o mercado pela ótica dos seus concorrentes e não apenas dos clientes. Pode ser usado em conjunto com a modalidade anterior ou não. A particularidade dessa estratégia é que, ao invés de termos um preço mínimo e um máximo, a área de variação do preço passa a ser definida com base nos preços dos seus concorrentes.

Para isso, nosso software pesquisa constantemente os diferentes preços dos concorrentes do negócio. Cabe ao cliente definir aonde quer estar com relação aos seus concorrentes – se quer um preço mais barato, mais caro, ou a um nível intermediário.

Quem sabe utilizar bem essa estratégia é a Amazon que, no seu e-commerce, estabelece os preços de cada produto com base nos seus concorrentes.

PREÇO COM BASE EM PERÍODOS DE TEMPO

Essa outra modalidade leva em consideração o tempo para variar o preço dos produtos. É deal para mercados com alta sazonalidade. Nesse cenário, o usuário pode definir preços estáticos para diferentes épocas do ano ou mês. Assim, quando chegamos a determinada época, o preço muda imediatamente.

Outra possibilidade é mudar apenas o nível de variação (preços máximos e mínimos) de forma que o produto varie em escalas mais altas em determinadas épocas e mais baixas em outras. Essa possibilidade alinha a estratégia de variação com base nos períodos de tempo com a estratégia de variação com base em valor, pois ao invés de lidarmos com um preço estático que muda dependendo do período, estamos lidando com o preço que varia de acordo com a demanda, mas com diferentes intervalos de variação, dependendo do período.

Essa estratégia é muito utilizada no setor hospitaleiro. Em épocas de pico (por exemplo, férias, carnaval, feriados, etc.) as empresas de turismo e hotéis tendem a aumentar o preço de seus serviços, da mesma forma que, em períodos de baixa, este preço diminui.

Essas são só algumas das possibilidades que temos com a precificação dinâmica. Existem diversas outras modalidades, mas todas com o mesmo objetivo: encontrar o melhor preço para o seu produto a qualquer momento.

Para conhecer outras estratégias ou tirar alguma dúvida, basta entrar em contato no formulário do nossos site. Nossa equipe estará à inteira disposição.

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